A nova colecção da Vans é uma homenagem ao criador do primeiro skate da marca

Esta colecção fica disponível a partir de 12 de Janeiro nas lojas físicas e no site.

©Vans
©Vans

A Vans é, essencialmente, uma marca de streetwear ligada ao skate. A entrada em 2023 faz-se com uma com uma espécie de back to basics, em que Tony Alva é homenageado.

Foi um dos primeiros praticantes profissionais de skate e está mesmo na origem da popularidade deste desporto radical. A história é conhecida: quando, no início dos anos 70, a Califórnia foi atingida por graves secas, as piscinas ficaram vazias e um grupo de pessoas começou a usá-las para fazer skate.

Na altura, foi criado um grupo, a Zephyr Skateboard Team, cujos elementos acabaram por ficar conhecidos como Z-Boys. Foi nesta altura, mais concretamente em 1972, que Tony Alva se juntou, por exemplo, a Jay Adams, Chris Cahill, Nathan Pratt, Alan Sarlo e Stacy Peralta, todos nomes icónicos desta modalidade.

Alva é considerado o criador do estilo ‘vertical skating’ e mesmo um dos primeiros a “sacar” uma manobra chamada Frontside Air – este momento marca, para muitos, o nascimento daquilo que é o skateboarding moderno.

©Vans
©Vans | Esta colecção tem três modelos de ténis Authentic 44 DX Alva Skates.

Patrocinado pela Vans desde 1974, Tony Alva criou uma marca própria, a Alva Skates, e em 1977, ajudou a própria a Vans a «desenvolver o primeiro modelo de skate, o Era». Para entrar em 2023, os dois juntam-se novamente para uma colecção que é uma espécie de back to basics

Segundo a Vans, a colecção Alva Skates (tem o mesmo nome da marca criada por Tony) «remete para as raízes de ambas as marcas», mas não só – também «olha em frente para as gerações futuras». Nesta nova “equipa”, estão ainda DJ Javier, a skater e surfista Bella Kenworthy e o músico KennyHoopla.

©Vans
©Vans | Além dos ténis, há ainda quatro peças de roupa: sweat, t-shirt, calças e chapéu.

A peça principal são os ténis Authentic 44 DX Alva Skates com três padrões: em castanho e rosa, com um «padrão leopardo que presta homenagem às tábuas Alva Sktes originais dos anos 70»; em azul, com um padrão bordado de flor de lotus (azul e branco); e em azul escuro e preto, com o logo da Alva Skates.

Ténis à parte, a Alva Skates tem ainda uma camisola polar, uma t-shirt de manga curta, calças cargo e um «bucket hat com detalhes e pins da Alva Skates e da Vans». Esta colecção fica disponível a partir de 12 de Janeiro nas lojas físicas e no site.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].