Mais uma vez, a zona do Chiado, em Lisboa, recebe uma edição dos prémios Podes. Ao todo há mais de sessenta podcasts em concurso, divididos por catorze categorias – dos vencedores de cada uma, sai o Podcast do Ano.
Dia 12 de Novembro, o Podes volta a tomar conta de várias salas da zona do Chiado, em Lisboa. A Faculdade de Belas Artes, a Fnac e a Livraria Sá da Costa, entre outras, vão transformar-se em estúdios para receber a gravação ao vivo de podcasts como Era uma Vez duas Pessoas, o Brinco do Batista e Um Género de Conversa.
Além dos programas ao vivo, há ainda dois painéis de discussão – Podcasts Portugal 2022 e O Que é Um Bom Podcast? – assim como uma oficina/workshop (10 Passos Para Criar um Podcast) e uma sessão de ‘Portas Abertas’, em que vai ser possível ver como funciona um estúdio de gravação, no Estúdio Arquivo.
Os vencedores de cada uma das catorze categorias seguem depois para aquele que é o prémio do Podes, o Podcast do Ano, que será escolhido pelo júri do festival. A entrega dos galardões será no ISEG, a partir das 21 horas.
Todas as sessões de podcasts ao vivo, oficinas, painéis e portas abertas são gratuitas, mas é preciso reservar a entrada – para isso, basta fazer o download de um bilhete na plataforma Eventbrite, na área dedicada ao Podes 2022.
Este ano há mais de sessenta podcasts em concurso: 45 Graus, um programa de discussão sobre ciência, sociedade, economia, política, filosofia, com autoria de José Maria Pimentel; e Ponto Final Parágrafo, de Magda Cruz, sobre livros, são os podcasts que têm mais nomeações – três.
Depois, seguem-se onze podcasts com onze nomeações, entre eles PBX, Fumaça, Cartão de Embarque e Duas Pessoas a Conversar (de Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares, que já não existe: passou a chamar-se Era uma Vez duas Pessoas). A lista completa pode ser vista aqui.