Dois anos depois, o filme sobre Amadeo de Souza-Cardoso vai finalmente estrear nos cinemas nacionais (video)

Amadeo conta a história do pintor modernista com base em três anos da sua vida: 1911, 1916 e 1918.

©Ukbar Filmes
©Ukbar Filmes

Esteve com estreia prevista para 12 de Novembro de 2020, mas com a pandemia, o filme saiu da agenda dos cinemas nacionais; agora, há uma nova data para Amadeo, de Vicente Alves do Ó.

A biopic do pintor Amadeo de Souza-Cardoso (1887 – 1918) tem, finalmente, uma data de estreia em Portugal. O filme chega aos cinemas a 26 de Janeiro, depois de quase dois anos em stand-by, por causa da pandemia.

Segundo a NOS Audiovisuais (responsável pela distribuição do filme), Amadeo está «estruturado em três tempos/episódios» da vida do pintor modernista, que se tornou o maior nome da corrente vanguardista nacional.

O protagonista é Rafael Morais, que já participou nos filmes Um Amor de Perdição, How to Draw a Perfect Circle, Sangue do Meu Sangue e na série Glória, da Netflix. Em 2012 foi nomeado para um Globo de Ouro na categoria ‘Actor de Cinema’, que viria a ser ganho por Nuno Melo, pelo filme O Barão.

No elenco estão ainda Ana Lopes (que vai fazer da sua mulher, Lucie Pecetto), Ana Vilela da Costa, José Pimentão, Lúcia Moniz, Manuela Couto e os já falecidos Rogério Samora e Eunice Munõz.

A realização ficou a cargo de Vicente Alves do Ó, que contou com a consultoria de Marta Soares, investigadora, historiadora e recente curadora especializada na obra de Amadeo de Souza-Cardoso.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].