Festa do Cinema Francês senta-se à mesa com uma secção de filmes dedicados à gastronomia

La Brigade, Champagne!, Délicieux e Le Sens de La Fête são os filmes franceses que fazem a estreia da nova secção dedicada à gastronomia, deste festival.

Entre 26 de Outubro e 20 de Novembro, a Festa do Cinema Francês traz dezenas de filmes a várias cidades nacionais. Este ano, pela primeira vez, há uma secção dedicada à gastronomia.

La Brigade, Champagne!, Délicieux e Le Sens de La Fête são os filmes franceses (quatro comédias) que fazem a estreia da nova secção dedicada à gastronomia deste festival: Cinema à Mesa. Esta é a primeira vez que a Festa do Cinema Francês tem uma secção dedicada à culinária.

Funchal, Lagos, Évora, Viseu, Porto e Lisboa estão entre as dez cidades que recebem os filmes, este ano, com grade parte das sessões a acontecer nos cinemas NOS de centros comerciais. Entre as excepções estão a Biblioteca Municipal de Lagos e a Cinemateca Portuguesa, por exemplo.

O programa completo da 23.ª edição da Festa do Cinema Francês pode ser visto aqui.

Cinema à Mesa com despedidas de solteiro
e revoluções culinárias

Entre os quatro filmes que chegam agora a Portugal pela mão da Festa do Cinema Francês, dois são inéditos no País: La Brigade e Champagne!. O primeiro conta a história de Cathy, que sempre teve o sonho de abrir um restaurante, mas que, aos quarenta anos tem de aceitar um cargo na cantina de um lar para jovens migrantes. O segundo, mostra a aventura de um grupo de amigos cinquentenários, que se reúne para uma despedida de solteiro.

Délicieux é um filme de época, cuja história acontece na sequência da Revolução Francesa: Pierre Manceron é um «ousado mas orgulhoso cozinheiro» que, depois de ser despedido, encontra uma mulher que lhe vai devolver a autoconfiança e lhe desperta a vontade de começar uma «revolução culinária».

Finalmente, em Le Sens de La Fête, entramos num casamento através do «olhar de múltiplos protagonistas, incluindo um catering, um fotógrafo, um animador cantor, cozinheiros e uma brigada de garçons»

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].