A Padaria Portuguesa tem um novo projecto de combate ao desperdício: uma tarte feita com farinha… de fruta

Para produzir um quilo desta farinha, a marca tem de processar cerca de cinco quilos de desperdício usado em sumos.

©TRENDY
©TRENDY

A nova tarte d’A Padaria Portuguesa volta a seguir o conceito de economia circular que já tínhamos visto na compota de casca de laranja ou os cogumelos criados com borras de café.

Este Verão, A Padaria Portuguesa fez um reposicionamento de mercado que não ficou marcado apenas por mudanças estéticas, como aconteceu com a mudança de logótipo: a marca reforçou o interesse pelas questões ambientais e de sustentabilidade.

Depois dos cogumelos criados com borras do café consumido nos espaços d’A Padaria Portuguesa e da compota de cascas de laranjas usadas nos sumos, chega uma tarte de maçã de Alcobaça feita com farinha deste fruto.

Para produzir um quilo desta farinha, a marca tem de processar cerca de cinco quilos de desperdício usado em sumos (polpa, cascas); segundo A Padaria Portuguesa, a farinha de maçã é «mais rica em nutrientes» e tem «mais 40% de fibra» que a convencional, de cereais. Por cada cem gramas, tem 276 calorias, 38 gramas de açúcar, 41 gramas de fibras e 3,9 gramas de proteínas.

A tarte de maçã de Alcobaça está à venda nas lojas por 19,95 euros (ou à fatia, por 2,90 euros) e também pode ser comprada pela app, disponível para Android e iOS.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].