A marca “prima” da Volvo, com quem partilha muita da tecnologia que está nos seus automóveis, prepara-se para mostrar o seu primeiro SUV.
É oficial: o Polestar 3 é apresentado a 12 de Outubro, num evento que vai acontecer na Dinamarca, com transmissão em directo no YouTube. Pelo teaser que a marca partilhou, o automóvel será revelado ao estilo de um unboxing – podemos ver uma caixa, numa pequena plataforma sobre o mar.
Aquele que será o primeiro SUV da Polestar (o Polestar 2 é uma berlina) usa uma «nova base tecnológica totalmente eléctrica, desenvolvida e partilhada com a Volvo Cars». Como é habitual neste tipo de automóveis, está prometida uma forte presença tecnológica.
O cérebro do Polestar 3 será um sistema com base numa plataforma da Nvidia (uma marca de placas gráficas para computadores), a fazer a gestão de várias tecnologias ligadas ao entretenimento e à segurança, de empresas como a Zenseact, a Luminar e a Smart Eye.
Nos detalhes mais técnicos, o Polestar 3 tem um «motor duplo com sistema de torque eléctrico através de um sistema de dupla embraiagem no motor eléctrico traseiro», uma «suspensão pneumática adaptativa de dupla câmara» e «amortecedores activos», que se vão adaptando às condições da estrada «uma vez a cada dois milissegundos».
A Polestar confirmou ainda que estará disponível um pack performance que faz subir a potência máxima deste SUV até aos «380 kW e 910 Nm», além de alguns detalhes cosméticos, como a cor ‘ouro sueco’ na «assinatura Polestar, em pormenores nas tampas das válvulas, nos cintos de segurança e na luz interior, com uma faixa gravada a laser».
Para já não são conhecidos preços oficiais nem data de chegada a Portugal – contudo, é provável que o Polestar 3 só comece a ser vendido no País em meados de 2023. Ainda assim, o site nacional da marca já tem uma área dedicada a este automóvel, aqui.