Citroën regressa ao passado: marca francesa recupera logo de 1919 para novos automóveis de 2023

Esta mudança de logo, que será a nona da história da marca, estreia-se ainda em Setembro, num novo protótipo.

O duplo chevron embutido numa forma oval vai passar a ser o novo logótipo dos automóveis Citroën: a estreia acontece num protótipo, que será revelado esta semana.

É um verdadeiro throwback a 1919, o ano em que a marca francesa foi fundada em Paris, por André Citroën e em que produziu o seu primeiro automóvel, o Citroën Type A “Torpedo”: em 2022, é recuperado o logo original.

Composto por dois chevrons dentro de uma forma oval, o logo foi criado por André Citroën com base no padrão de uma engrenagem de origem polaca, cuja patente comprou em 1900.

©Citroën
©Citroën | Ao logo da sua história, a Citroën mudou de logótipo nove vezes.

Durante os 103 anos de vida da Citroën, o logo mudou nove vezes: em 1985 assumiu a forma que, talvez, é a mais reconhecida da marca, com um quadrado vermelho e os dois chevrons a branco. Em 2009, o emblema mudava outra vez e ficava mais estilizado, o que se manteve até agora.

Esta nova abordagem, que será a nona, estreia-se ainda esta semana, quando a Citroën apresentar um novo protótipo – a marca já partilhou uma foto-teaser, que pode ser vista aqui em baixo.

©Arnaud Taquet / Continental Productions
©Arnaud Taquet / Continental Productions

Depois, só em «meados de 2023» é que o novo logo da marca será colocado nos automóveis, de forma progressiva. Segundo a Citroën, a nova imagem, que vem acompanhada de uma assinatura – Nothing Moves Us Like Citroën – «promete uma era de aceleração ousada, inclusiva e emocional para as soluções de mobilidade e para o relacionamento com os clientes».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].