As kombuchas têm sempre uma pequena percentagem de álcool, mas a Savage Lyf chega aos níveis de uma cerveja. Está à venda, em exclusivo, na app Bairro.
Com 4,5% vol. e sem gluten, a Savage (ou SAVG) Lyf entra na categoria das ‘hard kombuchas’. Esta categoria também existe nas águas com álcool, neste caso as ‘hard seltzers’, de que a Phunk e a Somersby são exemplo.
Segundo a marca, esta é uma bebida «100% artesanal, sem gluten, pouco calórica, vegan e feita à base de ingredientes naturais – folhas de chá verde fermentadas com scoby (cultura simbiótica viva de bactérias e leveduras)».
Normalmente, as kombuchas, por serem bebidas fermentadas, têm sempre uma percentagem de álcool. Contudo, como esse valor é muito baixo (inferior a 2%), não cabem numa categoria de bebidas alcoólicas. Já a Lyf, chega aos 4,5%, o que a equipara a sidras e cervejas.
Em Portugal, as Lyf estão disponíveis em dois sabores – manga/morango e limão/gengibre. Esta bebida, em latas de 250 ml, pode apenas ser comprada na app Bairro, de entregas do domicílio: o preço é de 2,93 euros.
A Savage (criada pela FMR Brands) tem ainda mais duas bebidas energéticas, à venda na mesma app: frutos vermelhos/limão e toranja/maçã, com o mesmo preço.