Ciclope: o próximo festival de cinema do São Jorge quer dar destaque a «novos filmes e novos autores»

As inscrições no Cicliope estão abertas para filmes inéditos, até 15 de Novembro.

©Cinema Sao Jorge
©Cinema Sao Jorge

Em 2023, o São Jorge vai ser a “casa” de mais um festival de cinema, desta vez dedicado a encontrar e dar destaque a novos talentos.

O Ciclope – Ciclo de Primeiras Estreias é o mais recente anúncio do São Jorge para a programação de 22/23 deste cinema de Lisboa. A ideia é abrir este espaço a «novos autores» e permitir a estreia de «primeiras obras inéditas».

A participação no Ciclope está aberta a filmes concluídos entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2022, que respeitem vários critérios, entre eles ter máximo de 120 minutos, o realizador ser português ou não ter tido exibição comercial em sala de cinema/televisão/plataformas digitais.

©São Jorge
©São Jorge | A imagem deste novo festival é inspirada na criatura da mitologia grega. Aqui, o olho, funciona como um projector.

As candidaturas são gratuitas e podem ser feitas aqui, até 15 de Novembro. Os escolhidos vão, depois, ter ajuda do São Jorge com «apoio técnico» e ter acesso a «todos os recursos profissionais ao nível da exibição».

«Queremos que o Ciclope chegue a novos autores e a novos públicos, permitindo também que o São Jorge seja uma plataforma de apoio a quem está a começar e não apenas aos agentes culturais», explicam os responsáveis pelo cinema.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].