A nossa casa é o local onde passamos a maior parte da vida, por isso o desejo de qualquer um de nós é ter uma casa bonita e agradável para viver, para criar a nossa família e para receber aqueles que mais gostamos. Este não é um desejo difícil de se concretizar tão pouco tem um custo elevado, porque basta sermos nós próprios a “pôr as mãos na obra” e ele passa a realidade.
O número de pessoas que decidiram fazer os trabalhos em casa aumentou nos últimos dois anos devido à pandemia, por isso a bricolage é a atividade que mais cresceu neste período. Grandes marcas também estão aderindo uma moda reciclavél e mais sustentável.
Com a bricolage, qualquer um pode ter uma casa, objetos, roupas e acessórios ao seu gosto e melhor adaptada às suas necessidades.
Com alguma vontade em fazer e em aprender pode ser você mesmo a fazer as reparações, as montagens ou as recuperações em sua casa, porque a bricolage é isso mesmo, trabalhos feitos por alguém não especializado com muitas vantagens e apenas são necessárias algumas medidas de segurança.
O que pode ser você a fazer?
A resposta é simples: quase tudo. Sabemos que não temos todos as mesmas aptidões para os trabalhos manuais, mas todos temos alguma habilidade e destreza, logo com um pouco de pesquisa na internet como em blogs e sites de bricolage, nas lojas de materiais de construção ou perguntar a quem já realizou estas tarefas, conseguirá fazer muitos trabalhos e sem dificuldade. De entre todos os trabalhos que pode fazer os mais comuns são:
- Decorar as várias divisões da sua casa, tornando-a mais agradável e mais de acordo com o seu gosto;
- Organizar e aumentar a funcionalidade. Para isso, basta colocar prateleiras ou um pequeno armário. O espaço de arrumação aumenta e melhora o aspeto visual;
- Efetuar pequenos consertos como, pintar e arranjar as paredes, substituir as lâmpadas, as torneiras ou os estores;
- Criar presentes únicos e originais para oferecer;
- Criar e remodelar espaços de lazer, como um jardim, uma varanda ou um terraço;
- Recuperar e consertar objetos usando cola, pintar quadros ou móveis são também atividades de bricolage.
- Reutilizar objetos e o transformar em algo novo.
Vantagens em ser você a fazer
A bricolage permite que seja você a “criar” a casa que deseja e todo um novo mundo se abre, um mundo de soluções à sua medida e esta é a sua principal vantagem. Para além desta tem ainda muitas outras, por isso é a atividade preferida de quem quer reparar e melhorar a sua habitação, porque:
- Poupa tempo e dinheiro, quer na mão de obra quer nos materiais;
- Pode personalizar a sua casa de acordo com as suas preferências e gostos;
- É um estímulo à sua criatividade e uma ajuda importante à manutenção de uma boa coordenação motora;
- Pode transformar-se numa fonte extra de rendimento e ser um passatempo útil;
- É uma importante ajuda na sustentabilidade pela reciclagem e reutilização de muitos objetos e materiais que iriam parar ao lixo;
- Faz bem à sua autoestima e ao seu bem-estar;
- Traz reconhecimento pelo seu trabalho.
Algumas medidas de segurança
Em qualquer atividade é sempre necessário tomar algumas medidas de segurança e a Bricolage não foge à regra, por isso antes de começar qualquer trabalho na sua casa deverá:
- Aprender a trabalhar com algumas ferramentas como berbequins, serras ou x-atos;
- Cumprir escrupulosamente todas as recomendações e as instruções indicadas pelos fabricantes;
- Manter longe das crianças e num local seguro todas as ferramentas e os produtos tóxicos;
- Usar equipamentos de proteção, como óculos, fatos, joelheiras, luvas e máscaras;
- Depositar nos locais adequados todos os desperdícios e os restos dos materiais resultantes das obras.
A bricolage é a solução para ter a casa que sempre desejou e o futuro das remodelações e das pequenas obras, mas é também a liberdade de poder escolher o que mais lhe agrada para o seu lar.