Les Nuits en Or. Esta semana, há dois dias de curtas para ver no São Jorge – vencedora do Óscar incluída

Em 2022, o Les Nuits En Or é dedicado à Ucrânia.

O mini-festival francês de curtas metragens Les Nuits en Or está de volta a Lisboa: em 2022, há seis sessões gratuitas com 34 filmes no Cinema São Jorge.

Depois de um ano de interregno, o Les Nuits en Or regressa a Lisboa e tem uma nova casa. O festival de curtas-metragens com origem francesa, que tinha acontecido em 2020 no campus da Universidade Lusófona, passa para o Cinema São Jorge.

Entre 7 e 8 de Julho, há seis sessões de cinema para ver, três por dia, sempre por volta das 17, 19:15/19:30 e 21:30/21:45. Cada uma destas sessões.

Todas incluem seis filmes, menos uma: a #3 (21:3, 7 de Julho) tem cinco produções, mas neste lote está a “cabeça de cartaz” The Windshield Wiper (14 minutos, Alberto Mielgo) a vencedora do Óscar 2022 para Melhor Curta-Metragem de Animação.

Em 2022, o Les Nuits En Or é dedicado à Ucrânia. Como representante deste país, está Bullmastiff (25 minutos, de Anastasiya Bukovska), que ganhou o Dzyga Dourado de 2021 para melhor curta-metragem nos prémios da Academia de Cinema Ucraniana. O filme também está integrado na sessão #3.

A entrada em todas as sessões (que decorrem na Sala 3) é gratuita, mas é preciso levantar um bilhete no Cinema São Jorge, no próprio dia; o programa completo pode ser visto aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].