Próximo filme de João Botelho é sobre Alexandre O’Neill, onde todos os actores são o poeta

O sucessor dos mais recentes Os Maias, Peregrinação e O Ano da Morte de Ricardo Reis é Um Filme em Forma de Assim; estreia em Maio, nos cinemas.

Com uma estética que deve fazer lembrar Os Maias, com os seus cenários feitos pela equipa de cenografia e telas a servir de fachadas de prédios, por exemplo, Um Filme em Forma de Assim é o próximo trabalho de João Botelho.

O filme, uma homenagem de João Botelho a Alexandre O’Neill, tem um conceito em que são contadas várias histórias da vida de Alexandre O’Neill: o realizador «explora a obra do poeta através de pequenas ficções, reflexões e contos, adaptando todos os diálogos e partitura musical directamente da poesia do escritor».

Neste filme, Alexandre O’Neill não é representado por um actor específico: «Ninguém é O’Neill, mas todos, actores principais e secundários, são o escritor, porque em cenas criadas por ele, em outras inventadas por mim, transportam a sua magnifica escrita», explica João Botelho.

©Os Filmes da Zona Indie
©Os Filmes da Zona Indie | Rita Blanco e Cláudio da Silva são dois dos protagonistas do filme.

No elenco estão nomes habituais das produções de João Botelho, como Dinarte Branco, Filipe Vargas, Pedro Lacerda, Cláudio da Silva, Maria João Pinho e Luís Lucas; juntam-se ainda Rita Blanco, Soraia Chaves, Gabriela Barros, Inês Castel-Branco e Maya Booth.

«Organizado como um sonho e estruturado como um musical», Um Filme em Forma de Assim chega aos cinemas nacionais a 12 de Maio; no dia 28 de Abril, contudo, estreia no Indie Lisboa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].