Ikea vai lançar a colecção Kaseberga, inspirada na cultura de surf e com foco na sustentabilidade

É um trabalho que tem três anos e que juntou a Ikea à World Surf League: em Maio, sai uma nova colecção que junta designers da marca a surfistas, como Rob Machado.

Kaseberga é uma cidade na Suécia, onde fica aquele que é conhecido como o pico de surf (ou seja, uma localidade conhecida para a prática deste desporto) mais a Sul deste país nórdico. Agora vai também ser o nome de uma colecção da Ikea.

O projecto junta a marca sueca à World Surf League, com produtos criados em conjunto pelos designers Mikael Axelsson, Wiebke Braash e Mehmet Mehmetalioglu; e pelos surfistas Kassia Meador, Kim Hogan, Rob Machado, Jason Penning e Daniel Willon.

©Ikea | Kaseberga
©Ikea | A Kaseberga é composta por três produtos: copos, balance board e um saco de praia.

Segundo a Ikea, o processo de design e colaboração «girou em torno de um conjunto comum de valores em torno da sustentabilidade», com «materiais renováveis como a madeira e de fontes recicladas como o poliéster».

Um dos elementos desta colecção inspirada no surf é um saco «concebido para a limpeza das praias» e para transportar fatos e material desta modalidade, uma versão do Frakta; a este, junta-se uma balance board (em madeira, para treinar o equilíbrio, em terra) e copos de vidro, entre outros.

A Kaseberga vai ser apresentada em Portugal no dia 10 de Maio.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].