Hemofilia: doença rara que afecta 200 crianças em Portugal é o tema de um livro infantil escrito por pediatras

©TRENDY | Pedro - O Priomeiro Dia de Escola
©TRENDY | Pedro - O Priomeiro Dia de Escola

Um conjunto de médicos juntou-se para dar início a uma série de livros que tem como protagonista Pedro, uma criança com hemofilia. O objectivo é «sensibilizar para a inclusão».

Pedro – O Primeiro Dia de Escola é o livro que começa uma série de histórias sobre uma criança hemofílica. A ideia foi de Nuno Lopes e José Caetano (presidente e membro da Associação Portuguesa de Hemofilia e Outras Coagulopatias), em conjunto com as pediatras Filipa Furtado e Paula Kjollerstrom.

Este livro, de 43 páginas e ilustrado por Andrea Ebert, conta a história do primeiro dia de escola de Pedro, em que conhece os colegas, as professoras e tem um episódio no recreio em que se aleija, sem gravidade, no joelho.

O momento serve para que os autores normalizem a condição de saúde de Pedro, mostrando que, mesmo sendo hemofílico, a ferida é tratada com normalidade.

©TRENDY
©TRENDY | O livro parte de um episódio no recreio da escola para normalizar a hemofilia.

«Através do exemplo descontraído, mas cuidadoso de Pedro – o protagonista da história – pretende-se que as crianças, os seus pais e cuidadores, encarem a hemofilia e as actividades adjacentes ao dia a dia com mais naturalidade e com menos receios», diz Nuno Lopes, um dos autores.

Pedro – O Primeiro Dia de Escola já está à venda nas lojas e custa 12 euros. O livro, que é editado para assinalar o dia Dia Mundial da Hemofilia (17 de Abril) vem ainda acompanhado por uma música de João Só – basta ler o código QR que está na contra-capa.

Actualmente, a hemofilia é uma doença radra que afecta cerca de 220 crianças em Portugal, segundo os mais recentes dados da Associação Portuguesa de Hemofilia e Outras Coagulopatias.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].