J-Unk, a marca portuguesa que faz sapatos a partir de mangueiras danificadas em incĂȘndios

©J-Unk
©J-Unk

A marca portuguesa de calçado J-Unk diz que Ă© a «Ășnica no mundo» a criar sapatos desta forma e estĂĄ com uma campanha de crowdfunding para angariar vinte mil euros de financiamento.

Dar uma nova vida Ă  borracha de mangueiras danificadas em incĂȘndios. É esta a “missĂŁo” da marca portuguesa J-Unk (um trocadilho com a palavra inglesa ‘junk’, que significa ‘lixo’), que nasceu em 2020 e que faz calçado com este material reciclado.

Os sapatos criados pela J-Unk incorporam esta borracha no puxador que estå no calcanhar e nas solas; a marca usa ainda «peles de curtimenta vegetal», o chamado biocouro, que também estå presente nos acessórios de outra marca portuguesa.

A J-Unk caracteriza-se como uma empresa de «slow fashion» e com preocupaçÔes ambientais: «Cada detalhe conta para tornar o mundo melhor e mais sustentĂĄvel, por isso todos os modelos sĂŁo fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fĂĄbricas familiares com valores de integridade, transparĂȘncia e fabricação responsĂĄvel».

©J-Unk
©J-Unk | O calçado da marca portuguesa incorpora a borrachas das mangueiras no puxador amarelo e nas solas dos modelos desportivos.

Neste momento, a J-Unk tem uma campanha de financiamento com o modelo de crowdfunding a decorrer no IndieGoGo, onde qualquer pessoa pode contribuir para o crescimento da empresa: o montante pedido sĂŁo vinte mil euros – para jĂĄ, o valor angariado corresponde a 25% desse total.

O IndieGoGo serve ainda de loja online da J-Unk, com quatro modelos disponívei, todos por 159 euros: J-Derby Boot (botas de inspiração punk), J-Top (ténis abotinados), J-Oxford (sapatos clåssicos) e J-Trainer (ténis desportivos). Parte das vendas serão ainda destinadas a ajudar «associaçÔes humanitårias de bombeiros voluntårios».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].