A marca portuguesa de calçado J-Unk diz que Ă© a «Ășnica no mundo» a criar sapatos desta forma e estĂĄ com uma campanha de crowdfunding para angariar vinte mil euros de financiamento.
Dar uma nova vida Ă borracha de mangueiras danificadas em incĂȘndios. Ă esta a “missĂŁo” da marca portuguesa J-Unk (um trocadilho com a palavra inglesa ‘junk’, que significa ‘lixo’), que nasceu em 2020 e que faz calçado com este material reciclado.
Os sapatos criados pela J-Unk incorporam esta borracha no puxador que estå no calcanhar e nas solas; a marca usa ainda «peles de curtimenta vegetal», o chamado biocouro, que também estå presente nos acessórios de outra marca portuguesa.
A J-Unk caracteriza-se como uma empresa de «slow fashion» e com preocupaçÔes ambientais: «Cada detalhe conta para tornar o mundo melhor e mais sustentĂĄvel, por isso todos os modelos sĂŁo fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fĂĄbricas familiares com valores de integridade, transparĂȘncia e fabricação responsĂĄvel».
Neste momento, a J-Unk tem uma campanha de financiamento com o modelo de crowdfunding a decorrer no IndieGoGo, onde qualquer pessoa pode contribuir para o crescimento da empresa: o montante pedido sĂŁo vinte mil euros – para jĂĄ, o valor angariado corresponde a 25% desse total.
O IndieGoGo serve ainda de loja online da J-Unk, com quatro modelos disponĂvei, todos por 159 euros: J-Derby Boot (botas de inspiração punk), J-Top (tĂ©nis abotinados), J-Oxford (sapatos clĂĄssicos) e J-Trainer (tĂ©nis desportivos). Parte das vendas serĂŁo ainda destinadas a ajudar «associaçÔes humanitĂĄrias de bombeiros voluntĂĄrios».