A HBO continua a assumir-se como a plataforma de streaming com mais produção nacional. Em Dezembro juntam-se mais quatro “reforços” portugueses a esta “equipa”.
Depois de, no Verão, ter anunciado os filmes Interface, Tristeza e Alegria na Vida das Girafas, Verão Danado, Mariphasa, Bairro e a série Terra Nova, a HBO junta mais quatro produções nacionais à oferta de streaming.
As novidades, que estreiam a 1 de Dezembro, são O Ego de Egas (José Carlos Santos – 2020), Cavalo Dinheiro (Pedro Costa – 2014), Vitalina Varela (Pedro Costa – 2019) e Odisseia (Tiago Guedes – 2013).
O Ego de Egas é, como o nome revela, sobre a vida do médico Egas Moniz. O filme (feito para a RTP) tem argumento de Filipa Martins e é protagonizado por João Lagarto, Ana Nave, João Jesus, Virgílio Castelo e Guilherme Filipe.
Cavalo Dinheiro e Vitalina Varela são dois filmes de Pedro Costa com os mesmos actores e basicamente o mesmo conceito: um formato entre o documentário e a ficção, com protagonistas a fazerem deles próprios. O segundo foi mesmo o filme indicado pela Academia Portuguesa de Cinema aos Óscares 2020, depois da polémica com Listen.
Finalmente, Odisseia, foi uma série de «meta-humor» estreada na RTP em 2013, com Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington. É a história de dois amigos (eles próprios) que partem em viagem pelo País de autocaravana, com um making-of ficcionado.