Alle Wine: há uma nova app de enoturismo para reservar estadas e provas de vinho em Portugal

©Chelsea Pridham
©Chelsea Pridham

A aplicação já está disponível nas lojas da Apple e da Google e vai ser apresentada oficialmente, este fim-de-semana, no evento Encontro de Vinhos 2021.

Criada pela start-up portuguesa com o mesmo nome, a Alle Wine é a nova app para os fãs de vinho: a promessa é «elevar e simplificar o sector do enoturismo em Portugal e no mundo».

Nesta app podemos encontrar e fazer reservas directas em vários alojamentos de enoturismo em Portugal, assim como ver uma agenda de eventos vínicos e marcar provas de vinho nas produtoras. Para facilitar a descoberta de locais, a app tem filtros como ‘Visita às Vinhas’, ‘Adega Tradicional, ‘Provas de Vinhos’ ou ‘Refeição’.

Além disso é ainda possível fazer pesquisas por datas, com indicação do número de pessoas ou a distância máxima em relação ao local onde nos encontramos. A app (cujo download pode ser feito aqui para Android e iOS) consegue ainda criar um mapa com as reservas feitas para termos uma ideia das viagens que temos de fazer entre as produtoras.

©Alle Wine / DR.
©Alle Wine / DR. | Além de podermos fazer reservas de enoturismo, também podemos ver os próximos eventos ligados ao vinho.

Apesar de apenas agora estar a ser lançada, a app já existe desde 2018 – nesse ano ganhou o Wine Discoveries, um prémio da Caixa de Crédito Agrícola que tinha como objectivo distinguir ideias que contribuíssem para a «divulgação do território e do vinho da região de Torres Vedras e Alenquer». Em 2019, a Alle Wine foi ainda uma startup Alfa no Web Summit.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].