O júri da Academia Portuguesa de Cinema anunciou hoje o filme que vai lutar por um lugar nos nomeados para Melhor Filme Internacional.
A Metamorfose dos Pássaros é o filme português candidato aos Óscares 2022, acaba de anunciar a Academia Portuguesa de Cinema. Pelo caminho ficam Nunca Nada Aconteceu, O Som que Desce na Terra, Sombra, Terra Nova e O Último Banho.
«Um misto entre documentário e ficção, o filme aborda a história de amor dos avós e a morte da avó paterna da realizadora, que nunca conheceu, baseada nas memórias da infância e juventude da família», descreva a ACP.
O filme de Catarina Vasconcelos, com Manuel Rosa, João Mora, Ana Vasconcelos nos principais, estreou no 70.º Festival de Cinema de Berlim, onde ganhou o Prémio FIPRESCI, da Federação Internacional de Críticos de Cinema; em Portugal, conquistou os prémios do Público e de Melhor Realização no Indie Lisboa.
Nos cinemas nacionais, para o público em geral, o filme estreou a 7 de Outubro, mas teve uma distribuição muito limitada: em Lisboa pode ser visto, por exemplo, no Nimas e no El Corte Inglés, mas no Porto apenas tem uma sessões no Trindade, de acordo com o CineCartaz.
Agora, A Metamorfose dos Pássaros vai ter de convencer o júri da Academia de Cinema dos EUA para conseguir um lugar entre os filmes nomeados, que entram, efectivamente, na corrida para o Óscar de Melhor Filme Internacional. A cerimónia acontece no dia 27 de Março de 2022.