Começou a II Semana de Cinema Europeu – mas não há filmes portugueses para ver, este ano

©II Semana de Cinema Europeu
©II Semana de Cinema Europeu

A II Semana de Cinema Europeu começa hoje com três sessões no Cinema da Trindade no Porto. Este ano, os filmes continuam a ser grátis, mas não há qualquer representante português.

O cinema português está fora da II Semana de Cinema Europeu, que tem como país convidado a Índia. Ao todo, este festival têm 13 filmes e 25 sessões – em nenhuma delas vamos ouvir falar português, ao contrário do que aconteceu na primeira edição, em 2020, onde havia Ramiro a representar Portugal.

Com Portugal de fora, os países com filmes na II Semana de Cinema Europeu são a Alemanha (Das Freiwillige Jahr – foto de destaque), Itália, Polónia, Espanha, Luxemburgo, Reino Unido, Bélgica, Hungria, França, Irlanda, Áustria e República Checa.

As sessões passam todas no Cinema da Trindade no Porto e têm entrada grátis – contudo, será preciso levantar um bilhete no local.

Segundo a organização, esta edição da Semana de Cinema Europeu tem como objectivo fazer uma r«eflexão não só sobre as preocupações imediatas de uma Europa em contexto pandémico, como também todas as suas transformações de base, sejam políticas, económicas ou sociais».

Pode descarregar o guia oficial da II Semana de Cinema Europeu aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].