Europa 6.1: está a chegar o festival de cinema europeu online com filmes totalmente grátis

©Alambique
©Alambique

©CE / EUNIC

Durante duas semanas, há um festival de cinema online que vai ter sete filmes para ver de forma gratuita. Basta deixar o e-mail para ser avisado da data de estreia, que é uma incógnita.

A organização (a cargo da Comissão Europeia e pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia) fala em «quinze dias de cinema online gratuito para olhar outra Europa». O festival Europa 6.1 começa dia 15 de Novembro e termina dia 30.

Uma das curiosidades tem que ver com a forma de ver os filmes online: não se sabe a data de estreia, apenas sabemos que há sete longas-metragens. Para sermos avisados do dia em concreto é preciso fazer uma espécie de inscrição em cada um deles – basta ir ao site europa6-1.pt, clicar em ‘Assistir’ na imagem dos filmes e deixar o nosso e-mail.

O objectivo do Europa 6.1 é promover a «cinematografia emergente» do Velho Continente com base em sete filmes que «derretem as fronteiras do continente e celebram a cidadania europeia».

Representante português é o filme Ramiro

Áustria, França, Hungria, Luxemburgo, Polónia, Portugal e República Checa são os países que participam na primeira edição deste festival de cinema. O filme português é a comédia Ramiro (Manuel Mozos, Alambique), que abriu o DocLisboa em 2017 e estreou nas salas de cinema nacionais em Março de 2018 (trailer em baixo).


Os filmes passam todos na plataforma de video on demand Jangada, que é, habitualmente, a casa de outros festivais com o mesmo conceito.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].