O terceiro e último artigo dedicado a sugestões de vinhos para o Verão é sobre rosé, que muitas vezes é posto de lado quando chega a altura de escolher um pairing para uma refeição.
Rosé é sushi. É um cliché muitas vezes repetido e que acabámos por “chamar” para título. Contudo, este é apenas uma sugestão para acompanhar estes nove rosés, uma vez que marisco, peixe grelhado e carnes na brasa também podem ir bem com este tipo de vinho.
João Pires Rosé
Foi uma novidade de 2021. O João Pires Rosé foi feito com Touriga Nacional e tem «notas de flor de laranjeira do Moscatel de Setúbal»: o resultado é um vinho «muito delicado». Além de sugerir saladas, peixe e marisco, a José Maria da Fonseca diz que também pode servir como aperitivo.
Herdade da Lisboa Touriga Nacional Rosé 2019
Com base no rosé Touriga Nacional da gama Paço dos Infantes da mesma produtora, este vinho tem uma cor «salmão e aromas florais delicados, notas minerais e um ligeiro sabor a tostado». A produção está limitada de duzentas garrafas magnum.
Quanta Terra Phenomena Pinot Noir Rosé
A terceira edição deste rosé tem quatro mil garrafas e foi feito apenas com Pinot Noir e tem um objectivo: «Conquistar a exigente geração dos millennials». Para isso conta com um «forte e orgulhoso perfil gastronómico» que serve para acompanhar «sushi, ostras gratinadas, paella ou caril de gambas».
A&D Wines Pintado 2020
Da sub-região de Baião vem um rosé com Touriga Nacional e Vinhão com «notas delicadas de frutos vermelhos, aromas florais e a madeira bem integrada». Na boca sente-se «morango, groselha e água de melancia». Nesta colheita, o Pintado conseguir ainda a certificação de vinho biológico e vegan.
Vicentino Pinot Noir Naked Rosé 2019
Estes vinhos da Costa Vicentina chegaram ao mercado no Verão de 2020 e apresentam agora um rosé, numa «versão crua, sem recurso a barricas». Segundo a produtora, tem «aroma frutado, mostra-se suave na boca, com ligeira acidez e um final longo e salino».
Quintas de Melgaço Rosé 2020
Premiado com a medalha de ouro no Concours Mondial de Bruxelles 2021, este vinho é um blend das castas Alvarinho e Sousão/Vinhão com uma «cor rosada» e aromas de «frutos vermelhos, infusão de mentas e casca cítrica». Marisco, saladas, peixe e aperitivos são o pairing sugerido pela produtora.
Lemos Rosé
A produtora do Dão, que tem o restaurante Mesa de Lemos, tem um vinho leve: 9% de teor alcoólico, com notas «florais» e de «frutos vermelhos». O Lemos Rosé é um monocasta de Touriga Nacional com um «final de boca longo, persistente e viciante».
Síbio Rosé 2020
«Um vinho com muita frescura e pleno de sabor, ideal para o Verão». É assim que a Real Companhia Velha descreve este vinho 100% Touriga Nacional que pode ser comprado em três versões: standard, magnum e double magnum. Na boca é «frutado, complexo» e tem um «bom volume».
Soalheiro Mineral Rosé 2020
É um dos clássicos das listas de rosés. A proposta da Quinta de Soalheiro tem um teor alcoólico de 12% e é feita com duas castas: Alvarinho (70%) e Pinot Noir (30%). Este vinho é tem uma «cor rosa pouco intensa», é «aromático e fresco», com um fim de boca «mineral e ao mesmo tempo muito guloso».
LEIA AINDA:
Verão em tons de branco: 14 vinhos para reforçar a garrafeira (e o frigorífico) em Agosto
Equipa titular para as noites de Verão: 11 vinhos tintos para beber durante o mês de Agosto