A 15.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é a primeira a entrar em tour por Portugal.
O MOTELX, que este ano acontece entre 7 e 13 de Setembro, estreia uma parceria com os cinemas NOS para levar várias sessões dos filmes deste festival a salas de todo o País.
Segundo a organização, esta é uma forma de «levar o festival, os filmes seleccionados e o cinema de terror português a novos públicos e geografias nacionais». A programação será anunciada em Agosto.
The Green Knigh está em ante-estreia no MOTELX
Este ano, às competições e sessões temáticas habituais (como a microCURTAS), junta-se mais uma novidade: um programa especial dedicado a mulheres serial killers com cinco filmes, entre os quais Monster (2003), o filme que valeu o Óscar a Charlize Theron.
Outro dos destaques da programação deste ano é a ante-estreia de The Green Knight (trailer em baixo), de David Lowery. O filme é protagonizado por Dev Patel e baseia-se na «lenda arturiana de Sir Gawain», lembra a organização do MOTELX.
Festival recebe trilogia inacabada sobre o Ultramar
Finalmente, outro dos focos de atenção será o Quarto Perdido, que este ano é dedicado à trilogia inacabada de Tino Navarro e Joaquim Leitão sobre a Guerra do Ultramar (que faz sessenta anos em 2021), com dois filmes: Inferno e Purgatório.
Estes são dois dos filmes portugueses que será possível ver no 15.º MOTELX e que se juntam a Um Fio de Baba Escarlate (2020) uma longa metragem de Carlos Conceição que está na selecção oficial; a presença nacional faz-se ainda com as curtas A Terra do Não Retorno (Patrick Mendes) e O Lobo Solitário (Filipe Melo).