Barbie mais verde: a nova colecção de bonecas é feita com plástico recolhido de oceanos

©Mattel

Aquela que é considerada como a boneca mais popular do mundo começa também a ser uma das mais ecológicas.

Barbie Loves the Ocean. É este o nome da próxima colecção de bonecas que vai usar uma matéria-prima que se tem tornado uma tendência nos últimos tempos: plástico recolhido dos oceanos que depois é reciclado.

A Mattel, empresa dona da linha Barbie, já tinha revelado a sua estratégia “verde” para os próximos anos : usar «plásticos 100% reciclados, recicláveis ​​ou de base biológica» em «todos os produtos e embalagens até 2030.

Esta colecção Barbie Loves the Ocean tem três bonecas com corpos feitos com «90% de peças de plástico reciclado dos oceanos»; os acessórios que vêm com estes brinquedos seguem o mesmo conceito. O slogan que acompanha esta viragem de rumo na Barbie é ‘O Futuro do Cor-de-Rosa é Verde’.

©Mattel
©Mattel | As bonecas e os acessórios das novas Barbie são feitos com 90% de plástico reciclado.

Associada muitas vezes a um estilo de plástico, fútil e cor-de-rosa, a Barbie associa-se agora a uma realidade mais ecológica – aliás, o objectivo é usar «95% de plásticos reciclados» e papel/cartão reciclado e certificado pelo Forest Stewardship Council incluindo até ao fim deste ano.

Estas novas bonecas Barbie ainda não data de chegada a Portugal – pelo menos a Mattle não esclareceu isso no comunicado enviado aos jornalistas. Nos EUA, o PVP é de cerca de dez euros, com os sets de acessórios a rondar aos vinte.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].