Portal da Queixa recebe quase trezentas queixas sobre os Censos 2021: «Onde anda a minha carta?»

©Bench Accounting
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Os primeiros quinze dias de respostas aos Censos 2021 não chegaram ao fim sem que houvesse problemas com o acesso ao site.

A fase inicial dos Censos 2021 terminou com um total de 276 reclamações no Portal da Queixa. Segundo dados deste site, houve dezoito queixas por dia entre 19 de Abril e 3 de Maio.

O facto de várias pessoas não terem recebido a carta com os dados que permitem entrar no site dos Censos 2021 é o principal motivo de reclamação: 83% das queixas foram relativas a este problema.

INE é ineficaz na respostas às reclamações

Depois, estão as dificuldades em aceder às contas pessoais, com códigos que não funcionam ou passwords consideradas inválidas pelo sistema (10% das reclamações).

©INE / DR.
©INE / DR. | Algumas pessoas não conseguiram entrar no site dos Censos com os códigos dados pelo INE.

O Portal da Queixa lembra ainda que o Índice de Satisfação do Instituto Nacional de Estatística é baixo, com uma pontuação 16.9 em 100. Para os responsáveis do site, esta é uma prova de que o INE «não faz uma gestão eficaz das reclamações de que é alvo».

Artigo originalmente publicado na PCGUIA.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].