Os primeiros quinze dias de respostas aos Censos 2021 não chegaram ao fim sem que houvesse problemas com o acesso ao site.
A fase inicial dos Censos 2021 terminou com um total de 276 reclamações no Portal da Queixa. Segundo dados deste site, houve dezoito queixas por dia entre 19 de Abril e 3 de Maio.
O facto de várias pessoas não terem recebido a carta com os dados que permitem entrar no site dos Censos 2021 é o principal motivo de reclamação: 83% das queixas foram relativas a este problema.
INE é ineficaz na respostas às reclamações
Depois, estão as dificuldades em aceder às contas pessoais, com códigos que não funcionam ou passwords consideradas inválidas pelo sistema (10% das reclamações).
O Portal da Queixa lembra ainda que o Índice de Satisfação do Instituto Nacional de Estatística é baixo, com uma pontuação 16.9 em 100. Para os responsáveis do site, esta é uma prova de que o INE «não faz uma gestão eficaz das reclamações de que é alvo».