Como usar uma cápsula reutilizável para criar o seu próprio café (vídeo)

Coffeeduck Xavax ©Brigitte Tohm
Coffeeduck Xavax ©Brigitte Tohm

Apesar de a Nespresso ter um programa de reciclagem de cápsulas, ainda há muitos consumidores que deitam estes pequenos invólucros de alumínio no lixo comum, sem fazerem a devida separação.

Ter uma máquina de café destas em casa é uma comodidade que a maioria dos portugueses já não dispensa e ao problema da reciclagem junta-se o do custo. A alternativa pode ser, por exemplo, a utilização de uma cápsula em plástico reutilizável.

A Xavax, marca distribuída pela Hama em Portugal, tem um acessório destes, que se pode tornar o seu melhor amigo… e também da sua máquinas Nespresso.

As Coffeeduck Espresso Capsule, com o formato das cápsulas Nespresso, têm uma pequena tampa perfurada que permite encher a mesma com o café (ou vários tipos de café) à nossa escolha. Só tem de ter em atenção uma coisa: para garantir que o sabor tem o mínimo de qualidade, vai ter de escolher lotes preparados para máquinas expresso.

Depois de usadas, as Coffeeduck da Xavax podem ser «limpas e reutilizadas infinitamente», com lavagem à mão ou na máquina, garante a marca. Em Portugal, estas cápsulas reutilizáveis estão à venda numa embalagem de três por 13,99 euros (sensivelmente o preço de dez sleeves de Ristretto da Nespresso).


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].