Testes COVID-19. Há uma startup portuguesa que pode ter a resposta para controlar acessos aos festivais

Esta app já tem, inclusive, um evento de teste marcado: o festival gastronómico Chefs on Fire (22 e 23 de Maio), no Estoril.

©UN COVID-19 Response
©UN COVID-19 Response

A startup portuguesa ThinkerDots tem uma app capaz de gerir a entrada nos festivais com o rastreamento de testes de COVID-19.

Com a retoma às salas de espectáculos, aos eventos presenciais e com a época dos festivais à poucos meses de distância (mesmo com vários já cancelados ou adiados), a questão do contágio por SARS-CoV-19 deverá ser um dos grandes focos das organizações.

Uma das armas do Governo será a testagem massiva e, agora, há uma starup portuguesa que também tem uma solução que pode ajudar a gerir as entradas em festivais e outros eventos com público.

Rastrear e fazer testes rápidos COVID-19

A ThinkerDots está a desenvolver uma aplicação para gerir a entrada de visitantes nos festivais através do rastreamento de testes de COVID-19 e não só: esta empresa vai dar ainda permitir a «marcação de testes rápidos realizados na entrada dos recintos».

O anúncio foi feito pela organização do Linking Up, um programa de inovação promovido pela consultora Territórios Criativos, pelo Turismo de Portugal e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG. A app será apresentada na final deste evento, que se realiza no dia 31 de Março.

App da ThinkerDots será posta à prova em Maio

Esta app já tem, inclusive, um evento de teste marcado: o festival gastronómico Chefs on Fire (22 e 23 de Maio), no Estoril. «O objectivo é voltar a realizar eventos seguros, garantindo que todos os participantes testaram negativo ao novo coronavírus», explica Luís Matos Martins, CEO dos Territórios Criativos.

A ideia da ThinkerDots será depois fazer com que a app possa ser usada em «salas de espectáculos, museus e concertos», pelo que não será de estanhar se os (poucos) festivais de Verão que ainda se mantêm para 2021 a vierem a usar.


Nota de redacção: o evento Chefs on Fire foi adiado para Setembro, o que faz com que a app deixe de ter momento como evento de teste.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].