Em 2021, a RTP vai estrear telefilmes realizados apenas por mulheres. A produção é da Ukbar e as estreias estão agendadas para o último trimestre.
São dez, os telefilmes da Ukbar que chegam à televisão pública entre Outubro e Dezembro de 2021. As filmagens começam em Abril em localidades do Centro de Portugal, confirmou a produtora à agência Lusa – Covilhã, Alcobaça, Guarda e Ovar, por exemplo.
As histórias serão baseadas em dez «obras literárias» de Mário de Carvalho, Maria Archer, Bernardo Santareno, Ondjaki, Soeiro Pereira Gomes e Mário Zambujal, entre outros.
O conjunto de realizadoras também já está definido: Anabela Moreira, Ana Cunha, Cristina Carvalhal, Daniela Ruah e Maria João Luís, Sofia Teixeira Gomes, Diana Antunes, Fabiana Tavares, Laura Seixas e Rita Barbosa.
Telefilmes gravados em 4K
«Contado por Mulheres é uma aposta em boas histórias, dos melhores autores portugueses procurando fazer chorar, rir, sentir dramas de épocas ou ir até aos sensíveis desafios morais da atualidade. Mas, acima de tudo, entreter com personagens inspiradoras», diz a Ukbar.
Este projecto, cujos filmes serão gravadas em 4K, tem ainda a participação da produtora polaca Krakow Film Klaster.