App Oscar já faz testes de COVID-19 em casa – e são gratuitos para quem tiver prescrição do SNS

©Oscar
©Oscar

A app que permite contratar vários profissionais para fazer serviços rápidos em casa, desde pequenas obras a limpezas, acaba de disponibilizar testes COVID-19.

Os testes RT-PCR (com zaragatoa e resultado disponível, no máximo, em doze horas) e de antigénio (também com zaragatoa, mas mais rápido: quinze minutos) ficaram disponíveis para serrem feitos em casa através da app Oscar.

Para isso foi feita uma parceria com a Biosurfit, uma «empresa portuguesa de diagnóstico, focada na produção e realização de testes rápidos». Tal como acontece no SNS, são gratuitos para quem tiver uma prescrição do médico de família – é obrigatório juntar uma foto da mesma ao pedido. Neste caso, é preciso apenas pagar o «serviço de enfermagem»: 61,98 euros.

©Oscar
©Oscar | A forma de fazer os pedidos de testes em casa é semelhante à de um serviço doméstico.

Caso não haja uma prescrição, o valor do teste RT-PCR é de 171,89 euros; já o de antigénio fica por 72,90 euros. A isto junta-se ainda a taxa de deslocação de 5,66 euros. No ecrã inicial da app, há um banner que dá acesso directo as estas três opções – a alternativa é fazer uma pesquisa por ‘testes COVID’.

O pedido é feito como se fosse um outro qualquer serviço doméstico: o utilizador escolhe a opção e adiciona a compra ao carrinho, com o agendamento de uma hora para que uma equipa da Biosurfit se desloque até casa para fazer a colheita.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].