Testes rápidos de COVID-19: há um novo site onde se podem fazer marcações em todo o País

©Covidtesterapido.pt
©Covidtesterapido.pt

O site covidtesterapido.pt tem 62 locais em (quase) todo o território nacional onde se podem fazer testes rápido de antigénio à COVID-19, por 25 euros.

A ideia foi de João Monteiro, gestor na Farfetch e treinador de rugby, que em conjunto com a mulher, identificou uma uma lacuna: «Há falta de informação e de acesso. Com este site pretendemos informar mais as pessoas e liberalizar o acesso aos testes».

O resultado é uma plataforma, neste momento com 62 locais entre Lisboa e Porto (a expansão para o Algarve está nos planos), onde é possível fazer uma marcação, inclusive em alguns postos móveis e farmácias. Outra das possibilidades é pedir um teste em casa, feito por «médicos parceiros», diz João Monteiro.

Synlab e Germano de Sousa out

Neste momento, a Unilabs domina a presença no covidtesterapido.pt, o que João Monteiro justifica com o facto de querer ter tido um parceiro que assegurasse cobertura nacional. O responsável pelo projecto também contactou a Synlab e a Germano de Sousa, mas não teve feedback.

©Covidtesterapido.pt
©Covidtesterapido.pt. | Para fazer um teste, basta escolher a cidade da lista e depois clicar em ‘Fazer Marcação’.

Assim, o site muda a agulha para outros alvos: «A nossa aposta passa mais por ter na plataforma os pequenos laboratórios, farmácias, médicos, enfermeiros ou empresas que agregem estes profissionais de saúde».

Em média, estes testes rápidos (antigénio, feitos com zaragatoa e com fiabilidade acima de 93%) custam 25 euros. Os resultados são conhecidos em quinze minutos e acompanhados de relatório médico. Outro dos objectivos é ter também a possibilidade de fazer «marcações de teste PCR», conclui João Monteiro.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].