Esta máquina de secar roupa da Beko usa calor, vapor e luz ultravioleta para neutralizar o novo Coronavírus

Durante quase um ano de pandemia, foram lançados vários produtos com capacidades de desinfecção e neutralização de vírus: esta máquina da Beko traz a tecnologia HygieneShield UV.

É sabido que os coronavírus são destruídos quando entram em contacto com sabão, sabonete, álcool-gel ou detergente: a camada de gordura (que se chama envelope viral) desaparece e o vírus perde as proteínas que lhe permitem entrar nas células.

Ou seja, depois de as roupas serem lavadas a pelo menos a 60º, é muito difícil que o SARS-CoV-2 ou qualquer outro coronavírus sobreviva – contudo, a Beko propõe uma camada-extra de desinfecção com esta nova máquina de secar roupa, apresentada em Outubro de 2020, e que agora chega a Portugal.

HygieneShield UV pode ser usada com roupa já seca

Segundo a marca, a vantagem está no facto de ter a tecnologia HygieneShield UV com um programa de desinfecção para «eliminar mais de 99% das bactérias e vírus, incluído o coronavírus» – para isso, é usado «calor, vapor e luz ultravioleta».

Esta máquina serve inclusive para desinfectar roupa que não passou antes por uma máquina de lavar, uma vez que um dos programas – o Hygienic Refreshing UV – pode ser usado com peças secas. Outra função é a que permite usar luz ultravioleta para «secar e desinfectar até cinco quilos de roupas húmidas».

Além de uma máquina de secar (que tem um preço a rondar os 500 euros), a Beko tem outros cinco electrodomésticos HygieneShield UV: uma cabine de higienização UV (semelhante a um microondas), um frigorífico, uma máquina de lavar roupa, outra de lavar loiça e um forno de encastrar.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].