Numa altura em que a venda de livros volta a ser permitida, a Fnac alerta para as dificuldades do sector livreiro e lança um desafio artístico.
Chama-se #CulturaParaTodos e é o novo «movimento de sensibilização» da Fnac que quer chamar a atenção para a «crise» que afecta as livrarias, que continuam de «portas fechadas».
A ideia seria fazer com que o livro fosse considerado um «bem essencial», diz Inês Condeço, directora de comunicação da Fnac Portugal: «Este é o momento de darmos as mãos e não de sermos concorrentes, porque todos lutamos por um objectivo comum: o direito à cultura e à sua sobrevivência».
Fernando Pessoa recriado por Aka Corleone
Para chamar a atenção sobre esta crise na cultura, a Fnac lançou também um desafio artístico em que o objectivo é convidar à partilha de trabalhos nas redes sociais com a hashtag #CulturaParaTodos.
Os melhores serão escolhidos para fazer parte de uma exposição
«dedicada ao direito à cultura e à sobrevivência dos livros» que ficará patente no fórum da Fnac Chiado.
A curadoria será de Aka Corleone, um artista que a marca convidou para criar a imagem desta campanha (foto em cima), uma ilustração inspirada em Fernando Pessoa, com o poeta a soltar uma lágrima.