A partir do início de Fevereiro, Portugal conta com mais uma vacina para a COVID-19. A opção da Universidade de Oxford e da AstraZeneca junta-se à da Pfizer, que chegou em Dezembro ao País.
Portugal está prestes a receber uma encomenda da vacina criada pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, depois de a Agência Europeia do Medicamento (AEM) ter autorizado a sua utilização na passada Sexta-Feira (29 de Janeiro).
De acordo com os ensaios clínicos analisados pela AEM, esta vacina tem uma eficácia de 60%, o que acaba por ficar muito aquém da opção da Pfizer (95%) – contudo, este é um valor acima do definido pela OMS para que uma vacina seja considerada como válida contra a COVID-19 (50%).
Portugal recebe 113 mil doses da nova vacina
A vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca só pode ser usada em adultos (a partir dos dezoito anos) e não tem limite de idade. Segundo Francisco Ramos, responsável pelo plano de vacinação em Portugal, Portugal recebe 113 mil doses no dia 9 de Fevereiro.
Esta encomenda junta-se a mais 10 800 doses da Moderna e a 80 mil da Pfizer/BioNTech que chegam a Portugal entre hoje e amanhã. No horizonte está ainda a possibilidade da aprovação, por parte da AEM, de uma quarta vacina, a da Janssen, em Março.