A proposta da UCI envolve a disponibilização das salas em Lisboa e Porto, com a garantia de espaços para «gerir as vacinas em segurança». No Reino Unido, já há cinemas com este papel.
Os cinemas UCI querem ver as suas salas a ajudar no programa de vacinação contra a COVID-19. A empresa anunciou hoje que coloca estes espaços à «disposição das autoridades sanitárias» para que sirvam de locais de administração de vacinas.
Salas já estão preparadas desde o Verão
A UCI lembra que, durante o Verão, «investiu muitos esforços na implementação de medidas de segurança» e adaptou as salas para estarem de acordo com as regras sanitárias da DGS – ou seja, a empresa garante que está preparada para cumprir as normas a que obriga o processo de vacinação.
«As instalações dos cinemas são espaçosas, arejadas e condicionadas e podem ser adaptadas a outras necessidades específicas que o processo de vacinação exige», diz a empresa em comunicado.
Lisboa e Porto podem ter cinemas a “dar” vacinas
A proposta da UCI é a de disponibilizar três cinemas: El Corte Inglés, UBBO (Lisboa) e Arrábida 20 (Porto) – ao todo, são 45 salas. A escolha deve-se ao facto de estarem nos «maiores centros populosos» do País e de terem «fácil acesso através de transportes públicos, bem como áreas de estacionamento».
Esta decisão da UCI vem na sequência de uma iniciativa semelhante que a casa-mãe (o grupo Odeon) adoptou no Reino Unido, onde também disponibilizou salas de cinema para vacinação. Neste momento, a empresa está a «contactar as autoridades sanitárias em Portugal» para tentar chegar a um acordo.