Foi a grande novidade da edição de 2021 das Estrelas Michelin: em Portugal há dois novos restaurantes distinguidos e um deles é o Bistro 100 Maneiras, de Ljubomir Stanisic.
O chef Ljubomir Stanisic, que nas últimas semanas protagonizou um protesto de greve de fome, em frente à Assembleia da República, contra as decisões do Governo para o sector da restauração, ganhou a sua primeira Estrela Michelin.
Esta Estrela Michelin chega pelo trabalho do chef no Bistro 100 Maneiras, um restaurante que o próprio abriu há dez anos, e que em 2017 chegou a ser considerado o ‘Melhor Restaurante do Mundo’ pela revista Monocle.
A outra nova Estrela Michelin em Portugal é o Eneko Lisboa (Alcântara), do chef basco Eneko Atcha, que já tem três distinções no currículo ganhas em 2007, 2010 e 2012, nos restaurantes Azurmendi, Eneko Bilbau e Eneko.
De resto, todos os restaurantes distinguidos em 2020 mantêm as Estrelas Michelin, com apenas uma excepção que já era esperada: o São Gabriel, do chef Leonel Pereira, que fechou no início deste ano.