La la la ou na na na? A app da Google ajuda a identificar aquela música que não nos sai da cabeça

©Daniel Romero
©Daniel Romero

A aplicação da Google para smartphones tem uma nova funcionalidade. Se não souber a letra de uma música, pode agora cantarolar para tentrar identificar o tema.

Para conseguir acompanhar a evolução das perguntas que os utilizadores fazem e aceder ao maior número possível de fontes de informação, a Google está, agora, a usar inteligência artificial e apresentou um conjunto de novas funcionalidades: a mais digna de nota é a ‘Cantarolar para procurar’ (‘Hum to Search’), que já está disponível em Portugal.

Este recurso funciona da mesma forma que Shazam e Soundhound, as apps de identificação de músicas, mas aqui não é necessário que a música que quer identificar esteja a tocar. Para fazer isto, toque no ícone do microfone que está na app da Google.

Depois, só precisa de cantarolar, ou assobiar, a música que não lhe sai da cabeça durante dez a quinze segundos. O algoritmo identifica as potenciais correspondências, mesmo que não esteja a cantar ou a assobiar com a afinação necessária, e mostra-lhe várias opções.

Em alternativa pode perguntar «que música é esta?» ao Assistente Google, quando estiver a ouvir um tema na rádio, por exemplo.

Pedro Tróia
É director da PCGuia há alguns anos e gosta de tecnologia em todas as suas formas. Está neste mundo muito por culpa da sua curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica. Vem ao TRENDY de vez em quando dar um toque mais mais geek e sci-fi.