Era uma decisão mais que provável, pelos prémios que o filme ganhou em Veneza: Listen é mesmo o escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema para tentar ser nomeado nos Óscares 2021.
Como já tínhamos previsto há duas semanas, Listen é o indicado pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) para poder entrar na categoria de Melhor Filme Internacional, na edição de 2021 dos Óscares.
O filme português de Ana Rocha de Sousa, que ganhou quatro prémios em Veneza (incluindo o Leão do Futuro), fazia parte de uma lista com mais três produções – Patrick, Mosquito e Vitalina Varela – e foi o mais votado pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema.
Objectivo: entrar da shortlist de cinco filmes
Listen segue agora para uma avaliação do júri dos Óscares, que faz a selecção final dos cinco filmes estrangeiros que vão, efectivamente, ser nomeados na para Melhor Filme Internacional.
Desde 1980 que há um filme português eleito pela APC para entrar na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro: o primeiro foi Manhã Submersa, uma adaptação do livro de Virgílio Ferreira ao cinema por Lauro António.