©Meritt Thomas
©Meritt Thomas

Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais 2020 arranca esta semana em Sintra

A oitava edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais tem, este ano, duas “etapas”: a primeira é em Sintra e a segunda em Coimbra.

Mais uma vez, os aspirantes a cervejeiros artesanais juntam-se a produtores já com provas dadas neste meio para tentar que as suas propostas sejam reconhecidas e produzidas por «marcas de cerveja artesanal portuguesa».

A organização, como é habitual, está a cargo do Fórum Cervejas do Mundo e da página de Facebook Cerveja Magazine. Este ano, a competição decorre em duas cervejeiras artesanais: amanhã, dia 8 de Novembro, na HopSin Colares (em Sintra) e daqui a uma semana, a 14 de Novembro, na Praxis (Coimbra).

Em 2020 há quatro categorias a concurso: Destaque (para encontra a melhor Belgian IPA), Livre Ale, Livre Lager e Cervejas Experimentais (em que um ingrediente tem de ser tipicamente português) – para conhecer melhor o processo de avaliação das cervejas e como funciona o concurso, pode ler o regulamento aqui.

Garrafas de cerveja excedentárias vão a leilão

A oitava edição vai ter ainda workshops e conferências que, devido à situação de pandemia de COVID-19 e às regras impostas pela DGS, serão transmitidas online.

Este ano há ainda uma vertente solidária: as garrafas em excesso que são submetidas a concurso vão entrar em leilão e a receita «será entregue a uma entidade de solidariedade social», confirma a organização. O programa completo das actividades nos eventos de Sintra e Coimbra está aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].