O filme que marca a estreia de Ana Rocha de Sousa como realizadora ganhou vários prémios e chega agora às salas de cinema portuguesas.
Talvez conheçamos mais Ana Rocha de Sousa pelo seu trabalho como actriz (quem é mais velho lembra-se da irritante Mariana na série Riscos da RTP), mas a verdade é que no seu currículo já estavam quatro curtas, realizadas entre 2009 e 2013.
Com Listen, Ana Rocha de Sousa estreia-se nas longas metragens… e que estreia. O filme conquistou dois Leões no festival de Veneza: o do Futuro – Prémio Luigi De Laurentiis, (que distingue o melhor primeiro filme) e o Horizons (prémio do Júri).
O Festival de Veneza acabou por consagrar o primeiro filme de Ana Rocha de Sousa com mais quatro distinções: o Bisato D’oro (para melhor realização, tal como tinha acontecido com A Herdade, em 2019) o Arca CinemaGiovani (primeira obra), o Sorriso Diverso (pelo imapcto social da história) e o de Melhor Filme dado pelos críticos de cinema independentes de Itália.
História de Listen é baseada em factos reais
Listen conta a história de uma família portuguesa de emigrantes que vive nos arredores de Londres. Bela (Lúcia Moniz) e Jota (Ruben Garcia) são um casal que vê os serviços sociais ingleses levantarem suspeitas sobre a segurança dos seus três filhos, depois de acusações de maus tratos.
O filme, que se baseia em factor reais, aborda questões sociais relacionadas com a emigração e a dificuldade de defesa de famílias de «classes desfavorecidas» perante o sistema social britânico. Listen estreia dia 22 de Outubro em 57 salas de cinema portuguesas.