Electrolux mostra protótipo de um aspirador criado totalmente com materiais reciclados e reutilizados

©Electrolux
©Electrolux

Pode ser o primeiro de muitos electrodomésticos a seguir este conceito: a Electrolux mostrou um aspirador construído apenas com peças e partes recicladas.

É uma parceria entre o Grupo Electrolux (que, entre outras, detém a marca AEG) e a Stena Recycling. Este aspirador, que para já é apenas um protótipo, foi feito integralmente com plástico reciclado e componentes electrónicos reutilizados.

A criação deste aspirador é um primeiro passo para a marca «aprender como fazer o mercado de plástico reciclado funcionar tão bem como o mercado de matérias virgens».

Esta marca tem a ecologia na agenda e quer que até 2030, «metade da gama» dos seus produtos seja feita com «50% de materiais reciclados» – é este um dos pontos-chave do programa Electrolux Better Living Program que a marca criou por altura do seu centésimo aniversário, em 2019.

Neste momento ainda não se sabe quando é que este aspirador será posto à venda, mas é natural que em 2021 haja novidades sobre a sua produção e comercialização, que estará sempre dependente da disponibilidade em larga escala de materiais reciclados.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].