Dark Sky Alqueva muda-se para o Oeste: há estrelas e planetas para descobrir na Nazaré

©Miguel Claro
©Miguel Claro

A equipa do Dark Sky Alqueva vai mudar-se, durante um fim-de-semana, para a Nazaré – o objectivo é levar esta experiência nocturna aos hóspedes do Ohai.

O Alqueva foi o primeiro local do mundo certificado como Destino Turístico pela Fundação Starlight, apoiada pela UNESCO e pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Em Portugal, as Aldeias do Xisto são a outra zona com a mesma certificação.

Agora, este até pode ser o próximo passo para que haja um novo Destino Turístico Dark Sky em Portugal: a equipa do Alqueva vai estar na Nazaré durante duas noites para levar esta experiência “astronómica” aos hóspedes do resort Ohai.

Contudo, classificar a Nazaré como reserva Dark Sky pode ser um sonho difícil de concretizar – e mesmo nos dias em que a experiência está programada, pode não acontecer. Isto porque o Oeste não é propriamente conhecido pelo seu céu limpo e um dos critérios para que esta certificação seja atribuída é haver mais de 50% de noites sem nuvens, por ano.

©TRENDY | O Ohai Nazaré é um parque de campismo concertido num resort.
©TRENDY | O Ohai Nazaré é um parque de campismo convertido num resort.

Experiência é exclusiva para hóspedes do Ohai

Mas, caso haja condições na Nazaré, nas noites de 16 e 17 de Outubro, a equipa do Dark Sky Alqueva promete «sessões guiadas onde será possível «observar objectos astronómicos como planetas, estrelas duplas e nebulosas» com «telescópios de grande alcance» ou mesmo a «olho nu».

Programadas estão três sessões por noite, cada uma limitada a dez participantes, com início às 21, 22:10 e 23:15 horas. Estas sessões são exclusivas para os hóspedes do Ohai e não será possível ter acesso a quem não estiver alojado, neste fim-de-semana, no resort da Nazaré – as marcações devem ser feitas pelo email [email protected] ou pelo telefone 262 561 800.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].