Para já, há dois hipermercados onde vai ser possível carregar automóveis eléctricos a partir de 1 cêntimo por minuto: são os novos Continente Plug&Charge.
Os Continentes de Matosinhos e Amadora são os primeiros a receber uma série de carregadores para automóveis eléctricos, que ficam disponíveis na zona de estacionamento coberta de cada hipermercado. Contudo, nem todos os clientes vão conseguir ter acesso a este serviço.
Para carregar um automóvel nos postos Continente Plug&Charge é preciso fazer o download da app com o mesmo nome e ter cartão Continente, igualmente com a aplicação respectiva. Só assim será possível usar este novo serviço dos hipermercados Sonae, onde compras superiores a 30 euros valem um carregamento equivalente a 35 km de autonomia.
Sonae quer «centenas» de postos até final de 2021
Em Matosinhos, no primeiro hipermercado a receber os Plug&Charge, há dezoito postos, sendo que dois deles são de carregamento rápido, a 50 kW. Segundo o Continente, é possível carregar veículos elétricos «com até 200 km de autonomia em uma hora, a partir de 0,01€/minuto».
O próximo Continente a receber postos de carregamento para automóveis eléctricos será o da Amadora, na semana de 28 de Setembro a 2 de Outubro. O principal objectivo da Sonae é ter uma «cobertura nacional com centenas de pontos de carregamento» e que garanta «uma distância máxima entre hubs de aproximadamente 100 km». A empresa espera ter o projecto concluído até ao final de 2021.
O Lidl já tinha também anunciado um projecto semelhante, com um investimento de um milhão de euros para colocar quase quarenta postos de carregamento para automóveis eléctricos em lojas de todo o País.