Montanha Russa TNDM II ©Filipe Ferreira
Montanha Russa TNDM II ©Filipe Ferreira

Teatro em casa: D. Maria II estreia cinco espectáculos gratuitos online até 6 de Abril

A cultura é um dos sectores que mais está a sofrer com esta pagarem do País, devido ao decreto do Estado de Emergência. O D. Maria II deu a volta à situação com teatro online.

É uma estratégia que está a ser adoptada por músicos, bandas e outros actores culturais: a transferência das actuações das salas de espectáculos para o online, situação provocada pelo surto do COVID-19. No caso do teatro, a estratégia é a mesma.

Com algumas peças gravas em vídeo, os teatros podem facilmente transpor as actuações para o online, tirando partido de plataformas como o YouTube ou o Vimeo, por exemplo.

Montanha Russa é a primeira peça a estrear online

É precisamente esta última a usada pelo Teatro Nacional D. Maria II para estrear, pelo menos, cinco espectáculos online (todos gratuitos) até dia 6 de Abril. O objectivo é «incentivar os portugueses a incluírem o teatro nas suas novas rotinas».

Todas as Sextas e Sábados, às 21 horas, o D. Maria II vai colocar online um vídeo com uma peça de teatro (produção ou co-produção) do leque das que estrearam nos últimos anos.

A primeira é o musical Montanha Russa (de Inês Barahona e Miguel Fragata, vídeo em baixo) com Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, que pode ser visto amanhã, Sábado dia 21 de Março, na página de Vimeo do D. Maria II, a que o teatro chamou ‘Sala Online’.

Teatro D. Maria II desafia famílias a fazer teatro

Além destas estreias, há ainda a iniciativa Movimento D. Maria II em Casa, em que se «incentiva a criação e partilha de teatro». A ideia é desafiar a «gravação de vídeos com pequenas peças de teatro em família, recriações de cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou leituras de textos».

Estes vídeos devem ser partilhados Instagram ou no Facebook com as hashtags #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa. O D. Maria II promete «partilhar os melhores vídeos nas suas redes sociais» e vai ainda oferecer assinaturas de vinte, dez e cinco espectáculos aos vídeos mais originais.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].