Estamos On: há um novo site do Governo português que reúne todas as informações sobre a COVID-19

Estamos On Coronavirus ©TRENDY
Estamos On Coronavirus ©TRENDY

Chama-se Estamos On e é a resposta do Governo à necessidade de reunir todas as com «informações úteis e respostas a questões mais comuns» sobre o surto de Coronavírus em Portugal.

A iniciativa foi do Governo português, com o apoio da Associação de Voluntários Digitais em Situações de Emergência (VOST) e a ESRI Portugal (que já tinha disponibilizado um mapa com a evolução do SARS-CoV-19).

O Estamos On é um site que concentra «todas as informações relevantes sobre as medidas de prevenção e contenção do novo Coronavírus». Aqui estão listadas todas as medidas especiais determinadas pelo Governo no âmbito do surto do Coronavírus.

Legislação, FAQ e situação actualizada do SARS-CoV-19

Além disso, o site tem a actualização diária da evolução do contágio, com casos confirmados, suspeitos, a aguardar resultados, recuperados e óbitos. Os contactos de emergência oficiais de todos os organismos que podem ajudar este período também estão reunidos nesta página.

Outra área de interessa do site Estamos On é a que tem toda a documentação criada pelo Governo para lidar com esta situação de, agora, Emergência Nacional: legislação, formulários e comunicados. Existe ainda um outro espaço com perguntas mais frequentes (FAQ) e respostas de entidades oficiais.

Ferramentas gratuitas para quem está em teletrabalho

«Este site pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo COVID-19, divulgando medidas em vigor e disponibilizando documentação, como os formulários que devem ser preenchidos para aceder aos apoios existentes», explica o Governo em comunicado.

Para quem estiver em casa num regime de teletrabalho, o site Estamos On tem uma parte onde se mostram ferramentas gratuitas da Google, Microsoft, Amazon e Cisco ao dispor dos vários profissionais de dependam da tecnologia, smartphone e computador para desempenhar as suas funções.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].