O The Oitavos, em Cascais, é o mais recente hotel nacional a anunciar um conceito pet friendly. Cães e gatos podem ficar com os donos no quarto e até têm direito a cama e comida.
Em Maio de 2018 que o Parlamento aprovou, por unanimidade, a Lei que regulamenta a livre circulação de animais de estimação em restaurantes, desde que os espaços estejam de acordo com isso. Quem deixar entra animais, tem, ainda, de ter um dístico que identifica o espaço como pet friendly.
Mas não são apenas restaurantes, bares ou cafés que podem permitir a entrada de animais. Em Maio de 2017 o Centro Comercial Alegro, em Lisboa, passou a ser dog friendly; em Junho o hotel Conrad Algarve anunciava que os seus hóspedes poderiam levar os animais consigo, por mais 50 euros/dia.
The Oitavos com restrições mais apertadas que o Marriott
No final de Janeiro foi o Lisbon Marriott Hotel a abrir as portas aos animais: além dos quartos (mediante o pagamento de mais vinte euros/dia), do bar e do restaurante, os animais podem ainda andar nos «corredores, lobby e estacionamento».
Agora é o The Oitavos, em Cascais, a anunciar um conceito pet friendly, embora com mais limitações que as do Marriott. Desde logo, gatos e cães não podem frequentar as zonas de restauração; depois, o peso máximo dos animais é de 20 Kg (no Marriott podem ir até aos 25).
Para ter um cão ou gato no quarto, é preciso pagar mais 35 euros por dia, mas este valor inclui uma «cama, um bebedouro e comedouro com biscoitos». Como é habitual neste casos, os animais devem andar sempre acompanhados pelos donos nas áreas comuns do The Oitavos, incluindo na da piscina, onde há uma restrição óbvia: não podem entrar na mesma.