Conhece um jovem cientista português capaz de mudar o mundo? A Universidade Nova anda à procura dele

FCT NOVA Challenge ©Science in HD
FCT NOVA Challenge ©Science in HD

Será que o seu filho, neto, sobrinho, amigo ou vizinho tem tudo aquilo que é preciso para ser o próximo grande cientista português? Pode ser a sua oportunidade no FCT Nova Challenge 2020.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa está à procura do próximo grande cientista português. Não, não é para o ir buscar numa carrinha preta de vidros fumados e levá-lo para uma instalação secreto do Estado português, para desenvolver um projecto ultra-secreto. Pelo menos para já.

Primeiro, antes de entrar neste mundo, vai ser preciso ganhar a edição de 2020 do FCT Nova Challenge, a iniciativa desta instituição de ensino que desafia alunos portugueses a criar projectos científicos que sejam uma «resolução prática de um problema concreto de ciência ou engenharia» e, quem sabe, usar uma «metodologia inovadora», explica a faculdade.

Objectivo: apresentar abordagens inovadora para um problema

A quinta edição do Nova Challenge continua a querer «promover o conhecimento científico entre os jovens portugueses e a consequente criação de novos talentos na Ciência, Tecnologia e Engenharia» e está aberta a todos os alunos nacionais do 12.º ano, dos cursos Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, e Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas. Contudo, este ano há uma novidade: pela primeira vez, a Nova abriu o concurso às Escolas Profissionais.

Como tem sido habitual, o FCT Nova Challenge assenta numa numa competição entre equipas de três a cinco estudantes, orientados por até dois professores. O objectivo, lá está, é criar um projecto que demonstre uma abordagem inovadora a um problema. «Idealmente, as experiências empregues pelos alunos devem contribuir para o avanço da ciência», sublinham os responsáveis – afinal esta é a principal missão da FCT.

Prémio do Nova Challenge é uma viagem com tudo pago à NASA

Este ano, a competição tem o apoio da Direcção-Geral da Educação e da Embaixada dos Estados Unidos da América – e este último parceiro justifica o prémio que o próximo grande cientista português vai ganhar, caso apresente o melhor projecto do desafio: uma viagem ao Centro da NASA em Washington com todas as despesas pagas.

As inscrições estão abertas em novachallenge.fct.unl.pt e, depois de um período de recepção dos projectos e avaliação, os trabalhos seleccionados serão mostrados ao público no dia 5 de Junho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].