Review: Wiko Y80

Wiko Y80 ©Wiko
Wiko Y80 ©Wiko

O Wiko Y80 é um smartphone de entrada de gama, mas com algumas características que podem convencer quem não acredita no que é barato e bom.

Com os telefones topo de gama quase sempre a terem os holofotes da fama, esquecemo-nos muitas vezes de que também existem opções muito mais baratas e que, normalmente, conseguem responder bem às exigências básicas de qualquer um de nós.

Se formos a pensar bem, quantas características é que usamos intensivamente de um smartphone: fotografia, mensagens, redes sociais, música… e pouco mais. Deixamos de fora as chamadas por serem um dado adquirido e por, cada vez mais, preferirmos escrever a falar.

Vamos ter em conta estes objectivos para falar do Y80, um smartphone da Wiko que passa completamente despercebido num stand de uma loja, onde tem a concorrência de mais dez ou quinze modelos iguais de outras marcas.

Acontece que, se nos dermos ao trabalho de começar a ler bem as principais características de um modelo antes da compra, conseguimos descobrir que, afinal, a gama baixa nos pode dar smartphones que servem perfeitamente para fazermos o básico do dia-a-dia.

E o Wiko Y80 consegue fazer isso mesmo, com a vantagem de ter uma ou outra característica que pode chamar a atenção de quem estiver na dúvida entre um ou outro modelo.

Wiko Y80: ecrã e câmara fotográfica em bom plano

O grande destaque será mesmo o tamanho do ecrã: são 5,99 polegadas, embora com uma resolução modesta (1440 x 720); por isso, mas não espere milagres, uma vez que sentimos alguma dificuldade nos (poucos) dias em que o Sol espreitou e o tivemos de usar em situações de luz directa. Ainda assim, com mais ou menos problemas neste departamento, o Y80 também não é menino para o deixar mal visto.

Outro ponto onde se nota que a gama baixa está a tentar ir buscar elementos de destaque a outro nível é na câmara, com este Wiko a incluir um modo Noite e um HDR, a que se junta a inteligência artificial da Google que já tínhamos visto no View3 Lite, da mesma marca.
pt.wikomobile.com | €139

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].