Natal sem desperdício: To Good To Go sugere receitas com sobras de peru, bacalhau e Bolo Rei

Torrada de Peru ©Rui Rebelo
Torrada de Peru ©Rui Rebelo

Almoços e jantares de família, no Natal, dão sempre quase o mesmo resultado: sobras de comida. Se está a ver este cenário a acontecer, temos sete receitas criativas para aproveitar esses restos.

É uma sugestão da app To Good To Go em parceria com sete chefs de restaurantes portugueses. A app que nos dá a promessa de combater o desperdício alimentar tem sete receitas com ingredientes que costumam sobrar das refeições de Natal.

Bacalhau, peru e bolo rei são as estrelas destas receitas feitas com sobras, muito ao estilo do que aprendemos nos anos noventa com Filipa Vacondeus. Para este menu de Natal que combate o desperdício e os excedentes alimentares, a To Good To Go convidou sete chefs.

Bolinhas de Bacalhau é a escolha de Ljubomir Stanisic

Ljubomir Stanisic, Carlos Madeira, Pedro Gaspar, Rui Rebelo, Constança Cordeiro foram os escolhidos para partilhar receitas com sobras dos almoços e jantares de Natal, que podem até servir para fazer marmitas de refeições para os restantes dias da semana.

O apresentador de Pesadelo na Cozinha e chef do Bistro 100 Maneiras sugere Bolinhas de Bacalhau com Aioli, uma receita que faz parte do livro Bistromania – No Bistro como em Casa. Ainda com bacalhau, há mais uma sugestão.

A segunda receita com o ‘fiel amigo’ é da autoria de Carlos Madeira, chef Executivo da Gallo e presidente da Associação de Cozinheiros Profissionais. O “truque” é usar «todos os legumes, a couve e o bacalhau da consoada» que sobrou para fazer um Bacalhau do Dia Seguinte.

Sobras de Peru dão três receitas e há Bolo Rei num cocktail

Mas o rei das receitas com sobras é mesmo o peru: são três as sugestões para fazer com os restos de carne: Empada de Dia de Natal (chef Carlos Madeira), Gratinado de Sobras do Peru (subchef Pedro Gaspar, também da Gallo) e Torrada de Peru, Nabo, Ovo e Couve-Galega (chef Rui Rebelo, da Oficina do Duque),

Finalmente, duas receitas doces, ambas com Bolo Rei: bartender Constança Cordeiro (do bar Toca da Raposa) faz aquela que será a mais criativa da lista – um cocktail chamado Rum de Bolo Rei, onde vai ser preciso triturar as sobras deste doce de Natal.

Já a segunda sugestão volta a ter dedinho de Pedro Gaspar: o subchef da Gallo tem um Crumble de Maçã com Bolo Rei para fazer como sobremesa, que leva Vinho do Porto. Todas as receitas estão disponíveis no site da To Good To Go.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].