Bistromania Ljubomir Stanisic

Bistromania: o livro de Ljubomir Stanisic está cheio de receitas e conta uma história de vida

por • 4 Novembro, 2019 • Livros, TRENDY Best OfComentários fechados em Bistromania: o livro de Ljubomir Stanisic está cheio de receitas e conta uma história de vida3091

Escrito a quatro mãos, com a sua mulher Mónica Franco, Bistomania – No Bistro Como em Casa é o mais recente livro do chef Ljubomir Stanisic.

Depois da estreia da segunda temporada de Pesadelo na Cozinha, Ljubomir Stanisic publicou um novo livro de cozinha, que conta a história do Bistro 100 Maneiras.

Mas, além de ter mais de cem receitas de comida ou cocktails e falar sobre o seu restaurante, o livro Bistromania fala também de «arte e música, de pessoas que nos marcam todos os dias, de amigos».

Ao longo das suas trezentas páginas, vamos entrar na “casa” de Ljubomir Stanisic vamos ler histórias dos bastidores, mandamentos de cozinha e vida ou sugestões de vinhos.

«Temos Antes & Depois porque queremos construir o presente todos os dias, pensando no futuro e sublinhando o passado. Sentimo-nos privilegiados em ter uma Saudação a Ljubomir escrita por um dos grandes intervenientes (e especialistas) da gastronomia nacional», diz a co-autora Mónica Franco.

Mas não é tudo. Bistomania – No Bistro Como em Casa tem ainda um Mapa Astral: «Acreditamos nas boas energias», justifica a jornalista. E depois, sim, muita gastronomia

«Temos comida… muita e boa: para picar, para partilhar, para comer com as mãos, para corajosos, para vegetarianos, para gente graúda e miúda, doce e salgada, alcoólica e probiótica, vinhos para sentir», diz Ljubomir Stanisic.

O prefácio é da autoria do crítico gastronómico José Quitério, que faz uma Saudação a Ljubomir: «É um persistente lutador, de convicções firmes e estruturadas. Homem inteiro, frontal, de olhar direito, capaz do gesto mais terno e da actuação mais generosa e solitária», pode ler-se neste texto de abertura.

Ao longo do livro, os textos são ilustrados com fotografias do grandede Fabrice Demoulin e há ainda um prefácio do crítico de gastronomia José Quitério.

Escrito em parceria com a sua mulher, a jornalista Mónica Franco, Bistromania (editado pela Leya/Casa das Letras) está a 20,61 euros na Wook.

Ljubomir Stanisic está, neste momento afastado dos ecrãs de TV, depois de ter gravado a segunda temporada de Pesadelo na Cozinha e de a TVI a ter emitido no final do Verão do ano passado.

Contudo, Stanisic deve voltar ainda este ano à televisão, pois é sabido que o contrato que tem com a TVI obriga o chef a fazer uma terceira temporada do programa.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish