Renature: esta empresa criada em Portugal quer levar-nos a fazer terapia nas florestas

©Steffan Mitchell
©Steffan Mitchell

A saúde mental tem sido um dos temas mais discutidos no último ano; agora, há em Portugal uma terapia que nos quer acalmar em contacto com a Natureza.

Chama-se Renature e é, segundo a fundadora Maria do Carmo Stilwell, a «primeira empresa em Portugal de Forest Therapy», que é como que diz ‘terapia florestal’ ou ‘terapia na floresta’ – a técnica é baseada na prática japonesa Shinrin-Yoku.

Esta terapia da (ou na) floresta «ajuda a restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso, promovendo saúde e bem-estar». Além disso, Maria do Carmo Stilwell diz que a Forest Therapy funciona também como um «escape para o stress do dia-a-dia» e como uma ferramenta para «gestores e equipas».

Com foco na «saúde física, mental, emocional e espiritual», os doze programas da Renature de florest therapy têm como objectivo «voltar a ligar os seres humanos à Natureza» – há os individuais, que também podem ser feitos com amigos e família; e outros para empresas.

©Renature
©Renature | Em Abril, o calendário de passeios florestais está preenchido com vários eventos.

Passeios nas florestas por… Zoom

Para fazer este contacto terapêutico com a Natureza, a Renature usa catorze «florestas, bosques e parques naturais» em Portugal. Entre estes estão o Monsanto (Lisboa), a Serra da Estrela, o Gerês e Montesinho.

A Renature começa com estes programas já em Abril (no próximo Sábado, dia 10), com uma ‘Guided Forest Therapy Walk‘ – o guia faz o passeio numa floresta e, via Zoom, conduz o passeio para que outras pessoas o possam acompanhar noutra floresta ou bosque à sua escolha. O preço é de 12,50 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].